rmvrc

RMVRC

A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC) é formada pelos municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

Outros sete municípios compõem o chamado entorno metropolitano. São eles: Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. O entorno metropolitano se refere aos municípios situados no Vale do Rio Cuiabá e que de alguma forma são afetados pelo processo de metropolização.

01_caracterizacao_

A Região Metropolitana foi  inicialmente um aglomerado urbano formado pelos municípios de Cuiabá de Várzea Grande, através da criação  Lei Complementar Estadual nº 28 de 1993. Em 2009, as leis que regulamentavam o Aglomerado Urbano foram revogadas pela Lei Complementar nº 359, de 27 de maio de 2009, criando assim a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, composta por Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger. Finalmente, em 2016, foram incluídos os municípios de Acorizal e Chapada dos Guimarães ( L.C. 577 de 2016).

 

 

Autor: pddi.vrc